Street Art Brasil

Street Art Brasil

Os 30 Melhores Murais Colaborativos

Fizemos uma lista com os murais visualmente e conceitualmente mais interessantes feitos de forma colaborativa aqui no caso em Dupla.

Os critérios que utilizamos para escolher estes 30 murais foram, interação dos artistas, diálogo entre os estilos, conceito da obra como um todo e estética final do mural.

Não queremos promover nenhum tipo de competição ou disputa de quem é melhor ou pior, pois no universo da arte isso não existe. Porém gostaríamos de divulgar está lista com 60 grandes artistas urbanos e 30 lindos murais espalhados pelo Brasil.

Adoramos quando artistas que tem estilos diferentes se juntam para criar uma obra de arte única em conjunto. O resultado é sempre algo surpreendente, pois são criações visuais e conceituais não esperadas, formas, estruturas e cores que não estamos acostumados a ver nos murais de nossos artistas favoritos. Um mural feito em conjunto é sempre algo visualmente novo.

É muito comum ver um mural onde artistas pintam juntos, porém cada um delimita seu espaço: “até aqui você pinta e lá eu pinto”. Não que isso seja ruim, mas gostamos dessas fusões criativas, de universos diferentes juntos e não separados em um mesmo mural.

Pintar um mural pensando como uma “obra” única e uma mensagem única não é uma tarefa fácil. Pois não são todos artistas que conseguem interagir com outro artista, fazer um mural com uma pessoa que tem uma visão de mundo totalmente diferente da nossa é preciso saber ceder, ouvir, discutir e estar aberto ao novo.

O artista tem de saber lidar com seu próprio ego, as diferenças, dialogar, criar junto e experimentar o novo ou o que o outro propõe a fazer. Estar aberto para opiniões, usar aquela cor que você não gosta, fazer aquela forma que você não faz, desenhar de forma diferente, pintar do jeito que você não está acostumado, enfim esses e outros fatores que deixam os murais colaborativos tão surpreendentes e visualmente tão interessantes de se apreciar.

via: streetartbrasil.wordpress.com/2015/06/24/os-30-melhores-murais-colaborativos/